
Aprender como fazer sorteio no Instagram é uma excelente forma de promover o seu negócio.
Para ter sucesso nas redes sociais é necessário saber engajar a sua audiência. Além de postar conteúdo e interagir uma boa forma de conquistar o seu público é a realização de um sorteio no Instagram.
Com o grande aumento da concorrência, é preciso aprender formas de atrair seus seguidores. Com tantas maneiras de expor a marca os usuários procuram por marcas que oferecem algo a mais em troca.
Pensando nisso, uma premiação gera movimentação na sua página e o seu perfil terá mais visibilidade. Além disso, está é uma boa forma de ganhar alguns seguidores. Abaixo vamos dar algumas dicas de como fazer um sorteio no Instagram.
Defina seu objetivo.

O primeiro passo de como fazer sorteio no instagram, é definir os objetivos do seu sorteio. Afinal, por que você está tendo esse trabalho?
Se o seu negócio precisar de alguma dessas alternativas, você já pode definir um objetivo para começar.
- Ganhar seguidores
- Aumentar o engajamento.
- Gerar venda dos seus produtos.
Que prêmio escolher para o sorteio ?

Comece se perguntando:
- O que a sua empresa tem a oferecer de melhor?
- Qual o seguimento do seu negócio: eletrônicos, roupas e calçados, joias?
Uma dica para responder as questões acima, é que, se o seu empreendimento tem uma área especifica não fuja dela.
Um erro comum é investir em produtos em alta, como um Smartphone, enquanto a sua loja não tem relação como o tipo de prêmio. As pessoas valorizam um celular, mas esse prêmio atraí o público certo para sua loja que vende roupas? É bem improvável, já que são segmentos diferentes.
Nesse caso, o melhor seria divulgar um produto exclusivo ou que está em alta no segmento da sua loja.
Outra dica é utilizar uma peça de edição limitada, assim terão mais interessados.
Regras

A próxima etapa é definir regras. Lembre-se de explicar bem as regras para não perder participantes. Uma dica e fazer um passo a passo com prints da tela e postar junto com a imagem da do sorteio em forma de carrossel.
Agora vamos definir os critérios para o sorteio, alguns que você pode utilizar:
Seguir o Perfil
Formato mais utilizado, principalmente se o objetivo é ganhar seguidores.
Curtir a Postagem
Vai impulsionar a postagem da promoção e além disso, a quantidade de curtidas aumenta as chances de o post aparecer como recomendação para os amigos dos participantes.
Marcar Amigos
Isso gera um aumento nas visualizações. O mais indicado é que defina um número de amigos a serem marcados. A cada marcação, o alcance do seu post multiplica.
Utilizar Hashtags nas Fotos
As hashtags são importantes para um direcionamento de pesquisa, uma dica é criar uma hashtag e colocar ela na descrição do seu sorteio, assim pessoas podem postar fotos e utilizar a hashtag aumentando a sua visibilidade.
Determine a Quantidade de Vencedores
Um sorteio no Instagram pode ter apenas um ganhador ou vários vencedores. É melhor definir a quantidade, pois isso pode influenciar no desempenho da campanha.
Estabeleça uma Data de Início e Término
Não se esqueça de colocar uma data de início para começar a validação das regras e uma de término que será no dia do sorteio.
Hora do Sorteio
Defina a hora que o sorteio irá acontecer isso vai gerar uma grande visualização na sua página e um aumento de participação nas ultimas horas.
Região dos Participantes
Aconselhamos que você defina uma cidade, estado ou país para os participantes, afinal se alguém que mora fora do pais ganha o sorteio, você terá algumas complicações para envio.
Como Realizar o Sorteio?
Bom, agora que as regras foram definidas vamos ver como realizar o sorteio.
Existem ferramentas especializadas nessa estratégia. Indicamos o uso do Sorteie.me, a ferramenta está sempre sendo atualizada e a alguns anos vem sendo a ferramenta mais utilizada para sorteios no Facebook.
Algumas pessoas preferem garantir a transparência e realizar o sorteio em uma transmissão ao vivo via Stories. Mas fica a cargo da marca decidir se é interessante ou não.
O uso do Sorteie.me é bastante prático e requer poucos dados dos usuários para a utilização.

Vocês podem clicar aqui e ir direto para o artigo onde e ensinado como criar um sorteio através do Sorteie.me.
Escolha a Foto e a Legenda do Sorteio
Como você já imagina a apresentação do seu sorteio é o que vai chamar a atenção de todo mundo até ele. É indicado que a imagem seja feita por alguém que entende de criação, pois assim será elaborada uma arte exclusiva.
Para a imagem, algumas dicas:
- Crie uma imagem exclusiva e que impressione (ela precisará atrair o público no feed)
- Insira as informações principais na imagem.
- É fundamental ter o prêmio na sua imagem
Já o texto para a publicação, será um complemento da imagem. É importante detalhar o prêmio, as regras bem explicadas para não ter contestações e informe a data e hora do seu sorteio.
Faça a Divulgação do Sorteio
Após todas etapas forem concluídas, chegará o momento de divulgar seu sorteio no Instagram. Uma dica e postar também nas outras redes sociais que tiver como Facebook e twitter. Mas lembre-se de postar em horários estratégicos e sempre analisar os resultados, assim melhorando o alcance para que mais usuários participem.
Não se esqueça de sempre relembrar o sorteio através dos stories do instagram e caso use o facebook lá também.
Basicamente é isso que você precisa saber e entender para realizar um sorteio.
Quais os Benefícios

Vale a pena saber como realizar um sorteio no instagram? O que eu ganho com esse esforço e investimento para fazer o melhor sorteio no Instagram? Para você que deseja respostas para as perguntas acima, deixamos claro os benefícios.
Atração do Público
O maior benefício dos sorteios é a atração do público. Falamos aqui de potenciais clientes, que fazem parte do público-alvo e que não conheciam o seu negócio. Como o sorteio atrai novos olhares, esses potenciais podem se tornar compradores rapidamente.
Maior Chance de Fechar Vendas
Mesmo com muitos seguidores algumas pessoas reclamam da ausência de vendas. O sorteio é uma maneira de mudar a situação e fechar vendas. Por esse motivo existe a necessidade de promover produtos do mesmo segmento.
Contato com os Seguidores Fidelizados
É essencial que o contato com clientes que já compram na sua loja precisa de atenção e cuidado a todo momento. Quando você investe em um procedimento voltado diretamente ao público, o relacionamento se beneficia.
Seu consumidor se sentirá privilegiado, por conta de uma atitude vantajosa em sua visão. É dessa maneira que você ganha confiança do seu público, e mantém o nível de vendas.
Agora concluímos aqui o nosso artigo, está pronto para criar seu sorteio e divulgar sua promoção ?
Se a resposta for sim, ótimo, significa que você está pronto para beneficiar você, sua marca e seu público. Usamos e indicamos a ferramenta do sorteie.me para serem realizados os sorteios, basta clicar aqui para saber mais.
Usamos e indicamos a ferramenta do sorteie.me para serem realizados os sorteios, basta clicar aqui para saber mais.
